Quem é o responsável pela sua carreira?

carreiraHá duas semanas em uma reunião com uma amiga minha, que ocupa o cargo de direção em uma empresa, falava a ela um pouco sobre meu trabalho, como estou desenvolvendo meus cursos online, o que pensava para o futuro, novos projetos entre outras coisas, ao falar sobre os títulos dos novos cursos que pretendo realizar ela me interrompeu e disse:

– Kleber, por que você não monta um curso sobre Gestão de Carreira?

Na hora não entendi muito bem e pedi para que ela me explicasse o que queria dizer com aquilo.

Ela me disse que poderia ser um curso que ensinasse as pessoas em como elas deveriam fazer sua gestão de carreira. Que hoje no mercado é mais comum os funcionários atribuírem a gestão de suas carreiras às empresas e não a eles próprios!

Achei interessante esta observação dela, pois ao longo de minha carreira de consultor, onde tive oportunidade de participar de mais de 50 projetos em diferentes empresas, me deparei com muita gente infeliz com suas carreiras e que achavam que essa gestão era responsabilidade da empresa e não delas mesmas, se elas não fossem promovidas a culpa era do chefe, do diretor, da presidência da empresa, mas nunca delas mesmas, vi muita gente deixando de viver, reclamando dia após dia sobre sua vida profissional que não era o que desejavam, mas ao mesmo tempo não faziam absolutamente nada para mudar, como se reclamar fosse algo a fazer e fosse mudar algo!

Não sei se isso faz parte da cultura da pessoa, da educação ou de qualquer outro motivo, mas o fato é que atribuir o crescimento ou a carreira nas mãos de terceiros nunca será uma boa opção, se tem gente que não consegue nem cuidar da própria vida, como vai cuidar da vida de outros.

Logo quem deseja deseja algo melhor precisa fazer! Ir atrás dos objetivos, mudar de empresa, fazer cursos, especializar-se, mas nunca terceirizar!

E você, quem é o responsável pela sua carreira?