Muito normal a busca por referências de inovação e tendências de mercado, principalmente, vindas do exterior, acho isso muito válido e importante para as empresas, mas se a empresa quer realmente inovar ou fazer algo diferente que agregue valor ao seu cliente ela deve parar de olhar e focar tanto nas tendências e focar mais no seu negócio e no seu cliente!

Não que eu seja contra olhar quais as “ondas” do momento, mas isso não deve ser um Norte para a tomada de decisões.

Quer alguns exemplos?

Fala-se muito da tendência de fazer tudo por celular, principalmente, através de Aplicativos (APP´s), mas já vi vários aplicativos inúteis, gasta-se muito dinheiro onde não precisa, só porque a tendência são APP´s?

Outro exemplo: as mídias sociais, marcar presença nas mídias sociais é tendência, mas montar uma fan page no Facebook, ter um perfil no Instagram é suficiente? Óbvio que não!!! O negócio precisa disso? O público quer isso? A página vai ser alimentada com conteúdo relevante para o público correto? Quanto isso vai agregar ao cliente?

O que é bom para uns não é para outros!

O que o cliente espera, almeja ou mesmo nem espera, mas a empresa poderia fazer para ele, pode estar muito distante das tendências de mercado.

Quer outro exemplo de como as tendências de mercado podem enganar?

Olhando a figura abaixo, se no ano de 2003 ou 2004, me perguntassem ou perguntassem a você, qual você acha que é a tendência de mercado para os celulares? O que você responderia?

evolucao tamanho dos celulares 1

Eu, por exemplo, diria, com toda certeza do mundo, que a tendência era de redução no tamanho dos telefones celulares, iriam ficar cada vez menores e mais leves.

No entanto, no ano de 2007 a Apple lançou o primeiro Iphone, um celular bem diferente do que já havia sido visto antes e revolucionou completamente o mercado, e o mais incrível, tornou a “tendência” de redução de tamanho dos celulares ao inverso, ao invés de diminuir os celulares passaram a crescer!

evolucao tamanho dos celulares 2

Sendo assim, olhar para as tendências não é ruim, mas não esqueça o que o seu cliente quer e espera ou como surpreende-lo com algo que ele não esperava!

Quem sabe a empresa pode criar sua própria tendência e não seguir a já existente?

Às vezes a inovação pode estar mais perto do que imaginamos e até mais barata do que a última tendência de mercado, duvida?

Bons negócios a todos!

Se gostou do artigo compartilhe, se quiser uma palestra para sua empresa sobre este assunto ou outros, entre em contato diretamente comigo: kleber.donady@beable.com.br ou acesse: www.beable.com.br.

Fonte dos diagramas:  http://colunas.revistaepoca.globo.com/fazcaber/2011/12/12/diagrama-sobre-a-evolucao-dos-celulares-fotos-ou-desenhos/

Kleber Donady – Sócio fundador da Be Able e instrutor de treinamentos relacionados à Gestão Empresarial, como: Liderança, Gestão Financeira, Empreendedorismo, Design Thinking, entre outros com foco em evolução profissional e pessoal.