Se você está começando agora no ramo de mercado digital e quer saber quais são as quatro verdades que quase ninguém conta pra vocês sobre esse mercado, assista esse vídeo que explicarei sobre essas quatro verdades sobre o mercado digital.

Se preferir, também pode ler o artigo completo a seguir.


A primeira verdade sobre o mercado digital deixa muitos profissionais incomodados, talvez possa até ser considerada a pior verdade:

1a. verdade: Mais dia, menos dia você será enganado

Nesse caso, você não será enganado por um por um guru de marketing digital, por nós ou por qualquer outro professor. Muito pelo contrário, você será enganado pela pessoa que mais conhece na sua vida, ou seja, você mesmo.

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O que é muito comum acontecer é o nosso próprio cérebro nos enganar nesse mercado. E você pode estar se questionando sobre como afirmamos, nesse caso, que nosso cérebro pode nos enganar nesse mercado de marketing digital?

Geralmente, quando nosso cérebro vai tomar alguma decisão, ele sempre vai para o caminho de poupar energia. Um bom exemplo é compararmos a um contexto básico de nosso dia a dia, como ao momento que estamos com fome.

Naturalmente, nosso cérebro faz uma escolha automática de algo que seja muito mais simples, como por exemplo um sanduíche ou alguma opção que seja muito fácil de adquirir, para resolver de imediato nosso problema principal, como passar num fast food e escolher algo rápido e prático.

Essa decisão imediata ocorre muitas vezes de maneira automática, em que o nosso cérebro age com o intuito de poupar energia e procura assim, o caminho mais fácil. E então surge a dúvida: e qual a relação da minha fome com o mercado digital?

Com essa simples comparação, é possível entender por que o nosso cérebro vai nos enganar no mercado de marketing digital:

Porque quando você começa a pesquisar esse mercado, cairá em uma série de vídeos, propagandas, anúncios, filmes, cursos, entre outros vários tipos de promessas, e então seu cérebro automaticamente pode buscar o caminho mais fácil, ou seja, você pode ser direcionado a seguir por uma diretriz em que o ambiente mostrou ser ágil e descomplicado, porém é exatamente nesse contexto que os profissionais que ingressam no mercado digital acabam se enganando.

2a. verdade: Nesse mercado não existem ganhos rápidos

Até pode acontecer uma situação em que você pode ter ganhos rápidos, mas não necessariamente isso é uma regra.

É muito comum e, em geral, as pessoas deixam de associar o marketing digital como qualquer outro tipo de empreendimento.

Esse é um grande e comum equívoco. Os empresários e profissionais experientes nesse mercado digital possuem pleno conhecimento que é necessário estruturar um planejamento estratégico nesse segmento, assim como em qualquer outro tipo de negócio.

Ter um modelo de gestão muito bem estruturado, com ações definidas, ferramentas adequadas, investimentos e acompanhamento contínuo é primordial para se obter bons resultados.

Se compararmos o marketing digital à uma empresa tradicional, é fácil perceber que dificilmente os empresários começam a ter retorno na fase inicial da abertura da empresa.

Por exemplo, quando pensamos na estruturação de uma loja física. Até chegarmos ao momento de inauguração dessa loja, houve todo um planejamento, definição de estratégias, investimentos, aquisição de diferentes serviços e profissionais envolvidos para esse tipo de negócio ser colocado em prática.

Além disso, mesmo após a inauguração, a gestão dessa loja torna-se essencial para a empresa evoluir, até obter o retorno sobre os investimentos na fase inicial e posteriormente alcançar os resultados almejados e lucros para a empresa.

No marketing digital, isso não é diferente, dificilmente você atingirá resultados imediatos. É natural e necessário que, ao ingressar nesse mercado, você faça o planejamento, estruture ações consistentes, acompanhe os resultados e faça a constantemente a gestão de seu negócio digital, da mesma maneira que faria para uma empresa física.

A partir daí, você terá muito mais chances de obter sucesso e lucro no mercado digital.

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3a. verdade: Não existe ganho sem esforço

No marketing digital, é muito constante a divulgação de muitas fórmulas milagrosas. Apesar de parecer fácil e divertido, trabalhar em mídias sociais e produzir conteúdos vai muito além de compartilhar ideias e realizar ações esporádicas, sem critérios, sem esforço, acompanhamento e gestão.

Diferente do que é comumente divulgado, para se atingir resultados no mercado digital, são necessárias diversas ações, desde a criação de muito conteúdo, investimentos em estruturação de sites, blogs até a divulgação de anúncios em mídias sociais como Facebook, Instagram, Linkedin, entre outras.

Há profissionais e empresas que divulgam o marketing digital como um mercado com muita facilidade, de retorno rápido e sem grandes esforços. Porém, se avaliar com maior profundidade, conseguirá perceber que por trás dessa facilidade, há um esforço gigantesco do próprio autor, tanto na construção de conteúdo, como também com estratégias de marketing fortíssimas que podem o induzir e o seduzir a esse mercado de forma equivocada.

Atente-se ao fato que, o mercado de marketing digital possui algumas facilidades, porém é necessário ser estruturado e gerenciado como uma empresa e não somente como uma fonte de renda fácil, que é possível obter altos resultados de forma milagrosa, sem grandes esforços e nenhum tipo de investimento, mesmo que esse valor agregado seja o seu tempo, dependendo do ganhos e do tempo de retorno esperado.

Entenda melhor esse tema e a relação de custo x benefício no tópico a seguir.

4a. verdade: Não existe como você crescer e ganhar muito sem fazer qualquer tipo de investimento

No mercado digital, há duas maneiras muito comuns de investir: pelo tráfego pago ou pelo tráfego orgânico.

O tráfego pago é aquele em que os anúncios são direcionados, que podem ser realizados em buscadores (como Google, Yahoo, etc.) como também em redes sociais (Facebook, Instagram…), em que você paga diretamente para realizar essas publicações.
Nesse caso, o investimento geralmente é maior, pois você investirá constantemente e de forma direta em campanhas e anúncios nessas mídias.
A maior vantagem desse tipo de tráfego é a possibilidade de retorno em menor tempo. Os resultados tendem a ser maiores e mais rápidos, de acordo com o tipo de negócio, por atingir um grande volume de internautas.

O tráfego orgânico é aquele em que os sites e blogs são localizados por usuários da internet, por meio de pesquisas e resultados de buscas.
Nesse caso, o investimento é indireto na construção do conteúdo, que pode ser estruturado por você, que investe seu tempo, como também podem ser adquiridos por profissionais especializados.

Em ambos os casos, há plataformas de freelas que oferecem esse tipo de serviço a valores acessíveis, como construção de sites e conteúdos . Nesse artigo há mais detalhes sobre esses serviços online, que está em constante crescimento e evolução nesse mercado.

Dessa maneira, fica fácil perceber que, em qualquer tipo de negócio que optar, no marketing digital será praticamente impossível alavancar sua empresa, realizar suas vendas e expandir sua renda, sem nenhum tipo de investimento, seja um valor mínimo, em que obterá resultados menores em maior tempo, ou com valores mais elevados, com maior probabilidade de retorno e maior agilidade.

Essas foram as quatro verdades que quase ninguém compartilha sobre o mercado de marketing digital.

Espero que essas verdades lhe auxiliem lhe auxilie a entender melhor e obter muito sucesso nesse mercado, para alavancar seu negócio!

Desejo desde já muito sucesso e expansão em sua empresa!

Pare de falar e comece a fazer!

Esse é meu slogan pessoal, pois acredito que a única maneira de atingirmos sucesso e resultados é partir do momento que começarmos a colocar em prática os nossos planos.

Invista em você!

Para você que se interessa por marketing digital e busca evoluir nesse mercado, o curso de Marketing Digital – Como começar a trabalhar pela internet também pode te auxiliar a potencializar suas oportunidades de crescimento no mercado. Acesse a página do curso Marketing Digital – Como começar a trabalhar pela internet e entenda mais sobre esta oportunidade.

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