Você já tentou resolver um problema de forma prática, sem encontrar o real motivo que esse problema está causando?

Caso positivo, fique tranquilo pois você não é o único, mas ao menos agora já sabe que essa ação pode levar a sua empresa a ter maiores prejuízos.

Muitas vezes, a solução dos problemas pode ser resolvida de forma muito mais simples e a custo menores do que do que imaginamos, basta os atentarmos ao hábito de aplicar a Regra dos 5 Porquês, para sair da superficialidade e encontrar a solução efetiva na causa raiz.

E você pode estar se questionando sobre como fazer isso, de forma simples e eficaz.

Há uma regra muito simples e comumente utilizada nas empresas, em especial na área de Gestão da Qualidade.

Esse famoso exemplo de aplicação dos 5 Porquês pode ajudar a sua empresa a encontrar as soluções na Causa Raiz:

Problema:

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Gmail
  • LinkedIn

Foi percebido que o Monumento de Abraham Lincoln estava se deteriorando mais rápido que qualquer outro monumento em Washington DC nos Estados Unidos


E então surgiu o primeiro Por Quê…

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Gmail
  • LinkedIn

Se considerarmos essa resposta e tomar uma ação imediata, a solução provavelmente seria reduzir o volume de limpeza… Será que isso resolve de fato o problema ou é necessário nos aprofundarmos um pouco mais?

E então surge a segunda pergunta…

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Gmail
  • LinkedIn

E naturalmente, se há mais dejetos de pássaros, o próximo “Por Quê” ocorre de forma natural e automática:

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Gmail
  • LinkedIn

Nesse caso, uma alternativa seria reduzir o volume de pássaros, mas ainda não satisfeitos com essa opção, seguimos para a quarta pergunta…

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Gmail
  • LinkedIn

Mais uma vez, poderíamos parar nesse questionamento e entender que a solução seria dedetizar a região e o monumento, porém entendemos que essa ação resolveria por um período e o problema voltaria a ocorrer depois de um tempo novamente.

E então seguimos com mais um questionamento sobre essa causa…

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Gmail
  • LinkedIn

Bingo!

E então surge finalmente a solução:

Pensamento, Idéia, Inovação, Imaginação, Inspiração
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Gmail
  • LinkedIn

Trocar a Lâmpada!

Naturalmente você que está lendo esse artigo já se viu em situação similar. Porém, o que ocorre quando agimos por impulso e de forma imediatista, sem nos atentar-mos em identificar o real motivo ou a causa raiz dos problemas?

O problema simplesmente volta… Em algum momento ele volta, mais cedo ou mais tarde.

E sabe o motivo em que isso acontece na grande maioria das organizações? Pois normalmente, quando identificamos algum problema, a maioria das pessoas se ocupam pensando em resolver o problema de imediato, com o objetivo de tirá-lo da frente.

Essa ação imediata é exatamente a que geralmente nos leva à soluções superficiais, que resolvem parcialmente e, posteriormente, o mesmo problema surge novamente, tornando cíclico e rotineiro nas empresas.

Conclusão

Muitas vezes buscamos a solução com respostas imediatas, que em sempre levam à solução efetiva. Se, nesse exemplo, tivéssemos parado no 1o. Por quê, seria grande a chance de deixar o monumento mais sujo, dado que o problema apresentado era em relação à quantidade de vezes que o monumento era limpo…

E então, além de não resolver o problema, poderia trazer outros maiores e catastróficos.

Por isso, o convido a aplicar esse conceito dos “5 Porquês” na prática que, apesar de simples, muitas vezes é esquecido e pode ajudar a sua empresa a encontrar as melhores soluções de maneira simples e eficaz.

E você pode estar se questionando: E esse exemplo é aplicável ao meu negócio?


Pois saiba que tanto essa técnica como muitas outras utilizadas na Gestão da Qualidade são muito utilizadas no Brasil e em diversos países do mundo, muitas empresas obtém maior competitividade e lucro com métodos simples e facilmente aplicáveis em qualquer segmento, em empresas de pequeno, médio ou grande porte.

A partir daqui, o convido a entender melhor e mais a fundo os conceitos de melhoria contínua, para de fato atingir maiores resultados em sua empresa na prática, de forma descomplicada!

Se você ficou interessado e deseja aprender mais a fundo sobre estas ferramentas, a Be Able possui o curso ideal para você. Elaborado para profissionais que desejam atuar com melhoria contínua, o curso permite que você conquiste a evolução da empresa em que atua, evoluindo junto com ela.

Invista em você!

Com este curso você estará mais capacitado no mercado de trabalho e potencializará oportunidades de crescimento. Acesse a página do curso Excelência em Gestão da Qualidade e Metodologia Lean 6 Sigma e entenda mais sobre esta oportunidade.

Se você gostou deste post, fique à vontade para compartilhar este assunto com seus colegas.

Se você ainda não é assinante de nossa newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos acompanhe nas mídias sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

Pin It on Pinterest

Share This