• Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Gmail
  • LinkedIn

Outro dia, antes de iniciarmos uma reunião de trabalho em nossa empresa, estávamos conversando e a discussão em questão era sobre o perfil comportamental de cada um de nós, segundo a teoria DISC.

O diretor financeiro respondeu prontamente que seu perfil era Executor.
A superintendente comercial enfatizou, de forma muito simpática e encantadora, que naturalmente seu perfil era Comunicador.
Em seguida, o gestor contábil disse que, em seu último teste realizado há 1 mês e 25 dias, o resultado de seu perfil era Analista e, após ouvir a todos pacientemente, a gestora da área de recursos humanos da empresa compartilhou que seu perfil era Planejador.

Nesse momento, uma de nossas colegas de equipe mais recente na empresa, nos perguntou:

– Mas o que exatamente quer dizer essa metodologia DISC e a análise de perfil comportamental? Isso é importante? Não sei qual é o meu perfil, mas imagino que seja algo interessante e relevante.

E você, sabe qual seu perfil comportamental e que tipo de profissional você é de acordo com o DISC?

Sabendo que o autoconhecimento e análise do Perfil comportamental é extremamente relevante em nossa vida pessoal e profissional, e que conceito do DISC tem sido cada vez mais falado, seja nas empresas, startups, reuniões corporativas, como também em  grupos de amigos, explicamos o conceito do DISC de forma macro e enfatizamos que esse é um assunto necessário em nossas vidas e muito benéfico, que todos ganham a partir do momento que conhecemos mais a fundo e nos aprofundamos melhor nesse tema.

O DISC é uma das metodologias de “assessment” e análise e perfil comportamental considerada mais confiável no mercado e provavelmente a mais utilizada no mundo dos negócios.

Esse conceito do DISC já é um assunto abordado em todos os níveis hierárquicos. Independente do cargo ou posição e é um recurso cada vez mais aplicado nas empresas e uma prática considerada essencial, em especial no papel de líder e empreendedor.

A metodologia DISC apresenta quatro traços básicos de comportamento para análise do perfil comportamental de uma pessoa:

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Gmail
  • LinkedIn

Dominance – Dominância: Perfil executor
Os fatores predominantes desse perfil são: direto, competitivo, orientado a resultados e decidido.

Influence – Influência: Perfil Comunicador
As características mais relevantes desse perfil são: inspirador, confiante, otimista, popular sociável, confia nos outros.

Steadiness – Estabilidade: Perfil Planejador
Os principais descritores a se destacar são: paciente, agradável, sincero, estável, bom ouvinte, constante, membro de equipe.

Compliance – Conformidade: Perfil Analista
Se descrevem principalmente por serem precisos, perfeccionistas, analíticos, minucioso, detalhistas, minucioso e cuidadoso

Essa é uma ideia geral e abordagem macro sobre os conceitos do DISC.
Para quem busca evoluir pessoalmente e profissionalmente, é necessário ir além e se aprofundar mais nesse conceito,
pois o DISC pode nos proporcionar muitos benefícios, em especial em relação à nossa carreira e evolução profissional.

Você conhece os benefícios do DISC e da análise de perfil comportamental?

É possível perceber facilmente a necessidade e os benefícios de aprofundar o conhecimento nesse tema por meio das seguintes reflexões :

– Já pode reparar que de acordo com determinado estímulo, por exemplo um lugar agitado, duas pessoas podem ter comportamentos completamente opostos?

– Percebeu também que frente a um mesmo acontecimento, por exemplo você e uma pessoa próxima, podem levar tempos completamente diferentes para tomarem uma decisão e que, inclusive, pode ser a mesma?

– Quantas vezes você já se perguntou e ficou se indagando sobre o comportamento e atitudes de outras pessoas, que se estivesse no lugar dela, faria e agiria de exatamente de maneira oposta?

– E em quantas inúmeras situações já dependeu de outra pessoa e não conseguiu convencê-la a fazer da sua maneira, por pensar e agir de maneira distinta?

– Em sua vida, já houveram situações que se esforçou excessivamente a desempenhar alguma atividade, enquanto vê outras pessoa fazendo com “o pé nas costas”?

Pois saiba que um dos grandes benefícios é que, a partir do momento que você conhece os perfis comportamentais, passa a entender melhor o estilo, habilidades, características, seus medos, as motivações,  comportamentos e uma série de fatores, de forma a saber lidar melhor com você mesmo e com as outras pessoas à sua volta.

Além disso, os perfis comportamentais permitem percebermos quais os comportamentos e valores que nos motiva, de forma a trabalhar melhor nossas aptidões em relação à capacidade de comunicação, de planejamento, de execução e analítica.

Veja a seguir de forma consolidada um quadro que resume mais alguns dos benefícios do DISC:

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Gmail
  • LinkedIn

Por fim, poderíamos escrever um livro pois são inúmeros os benefícios na análise do perfil comportamental, mas para concluir, compartilhamos mais um deles que merece um destaque especial: A partir do momento que identificamos nosso perfil comportamental, podemos aumentar as chances de sucesso, pois viver de maneira contrária ao próprio perfil comportamental pode diminuir a energia vital e individual.

Agora que você já sabe de tudo isso, evoluirá em sua carreira com o DISC e análise de perfil comportamental?

Agora que você já aprendeu um pouco sobre a análise de perfil comportamental e os benefícios do DISC, conte para nós o seu perfil e o que é mais difícil para você, escrevendo nos comentários!

Em nossa empresa, não paramos por aí! Esse questionamento que nossa colega nos fez nos chamou a atenção e alertou para olharmos melhor todas as pessoas da empresa, pois se ela desconhecia a relevância desse assunto e o benefício que temos com a análise do Perfil Comportamental, certamente outras pessoas da empresa poderiam estar na mesma situação.

Curiosos, iniciamos um levantamento em nossas áreas e percebemos que diversas pessoas da empresa desconheciam esse conceito, em especial as que estavam insatisfeitas e desmotivadas.

Percebemos facilmente a mudança a fazer e o quanto isso seria benéfico pois, além de melhorar a vida e motivação de cada uma das pessoas e profissionais, certamente os resultados e o clima da empresa poderia melhorar como um todo!

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Gmail
  • LinkedIn

Se você gostou deste post, fique à vontade para compartilhar este assunto com seus colegas.

Se você ainda não é assinante de nossa newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos acompanhe nas mídias sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Gmail
  • LinkedIn
Kleber Donady – Sócio fundador da Be Able e instrutor de treinamentos relacionados à Gestão Empresarial, como: Liderança, Gestão Financeira, Empreendedorismo, Design Thinking, entre outros com foco em evolução profissional e pessoal.

Pin It on Pinterest

Share This